#Resenha: Sonata em Punk Rock - Babi Dewet

11:43

Lido em: Janeiro de 2017
Título: Sonata em Punk Rock
Autora: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Gênero:
Ficção - Literatura Juvenil
Ano: 2016
Páginas: 300

Avaliação: (5/5)
Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.
Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.


Resenha: Valentina é uma garota de 20 anos, apaixonada por música e que está prestes a realizar um dos maiores sonhos da sua vida, entrar na Academia de música Margareth Vilela. No entanto, mesmo tendo sido aprovada na Academia ela vive um dilema, sua mãe não tem condições de pagar a mensalidade absurdamente cara daquele lugar.
"Valentina havia tentado traçar um plano: pediria um empréstimo no banco ou se ofereceria para trabalhar de graça no conservatório. Era do tipo que não desistia sem lutar. Só que o destino pode ser irônico quando convém, e, por mais que ela não gostasse, trazia uma solução."
  Após ter se obrigado a aceitar a ajuda da última pessoa que ela queria ver no planeta, Valentina se muda para a Academia e descobre um mundo totalmente mágico! Onde as pessoas falam, tocam e respiram música!
  A principio a garota se sente deslocada, pois todos ao seu redor são certinhos demais, arrumadinhos demais e ouvem melodias clássicas demais, melodias as quais ela dava o nome de "música de elevador".
  Por algum tempo seus únicos companheiros eram o fone de ouvidos, a playlist de Punk Rock e seu coturno surrado, além de Érica, uma amiga virtual que Valentina conhecia há 5 anos sem nunca sequer tê-la visto pessoalmente. Mas por sorte do destino acaba encontrando um grupo quase tão deslocado quanto ela, Sarah, Pedro e Fernando acabam tornando-se grandes amigos e juntos eles decidem formar a banda Dexter (sim, é uma referência a série, fiquei até emocionada! haha)
  Mas nem tudo é tão simples na academia, Tim (como Valentina gostava de ser chamada) logo na primeira semana deve escolher um instrumento clássico para estudar, pois só assim poderia passar de ano e ela resolve escolher piano, por acreditar ser um instrumento mais fácil de aprender. Infelizmente ou felizmente, se enganou feio, além de não ser nada fácil, sua professora é extremamente rigorosa e com cara de poucos amigos. Vendo que não iria conseguir passar de ano sem ajuda, Tim decide pedir ajuda pra última pessoa que aceitaria ajuda-la, Kim, o garoto popularzinho, super gato (mais do que ela queria admitir), gênio do piano, filho da dona da escola e que tinha uma evidente repulsa por Valentina, ou assim ela pensava, já que desde o primeiro dia que o viu ele a tratava mal.
  Aos poucos Tim vai descobrindo que música clássica não é assim tão ruim e que ela até se acostumaria com o fato de ter que tocar piano todos os dias, na verdade, a sensação de estar no palco sob os holofotes, torna tudo ainda mais fácil.



  Sonata em Punk Rock é o tipo de livro que você irá passar horas lendo sem sequer perceber o tempo passar, a história é tão envolvente que por algum tempo você até acredita fazer parte daquele mundo, o ruim é quando a gente percebe que não faz, bate até uma deprê.
  Mas de qualquer forma, Valentina me ensinou muita coisa nessas 300 páginas: Não deixar que um obstáculo (ou vários) façam você desistir do seu sonho, jamais julgar alguém pela aparência, praticar a sororidade, nunca (em hipótese alguma) ser uma amiga unilateral, afinal não é só você que tem problemas, e se tem uma coisa que me deixou surpresa é que Tim me ensinou a gostar de Punk Rock e juntas aprendemos a apreciar música clássica, quem diria que Beethoven, Chopin, Stravinsky, Schumann e Vivaldi seriam assim tão interessantes!
  Além de tudo isso, em várias partes da história o grupo de Tim faz referência a várias séries e filmes (que eu particularmente AMO) quando vi a frase "Challenge Accepted" fiquei até arrepiada! haha Não é só HIMYM que eles citam não, também tem Harry Potter, Star Wars e Percy Jackson!
  Paula Pimenta definiu bem meus sentimentos com essa frase: "Cada detalhe da história me encantou. Só não sei o que eu faço agora com essa vontade de me mudar para a Cidade da Música"
  Pra quem se interessar em ouvir algumas das músicas citadas no livro, aqui está o link da playlist no SPOTIFY (inclusive estou escutando agorinha, enquanto escrevo esse post).
  Obrigada Babi Dewet por esse livro tão amorzinho e obrigada editora Gutenberg por tê-lo publicado, mal vejo a hora de poder ler os próximos livros dessa trilogia ♥


--------------------------------------------------------------------------------------------------


#Resenha13 - Espero que você aí do outro lado tenha gostado  

You Might Also Like

1 comentários

  1. Esse livro parece ser bem interessante, vou colocar na lista pra ler ainda nas férias. Envolvente.

    Beijos e bom fim de semana, sumida.

    ResponderExcluir