#Resenha: A Seleção - Kiera Cass

13:37


Título: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Gênero: 
Romance - Literatura Juvenil
Ano: 2012
Páginas: 368

Lido em: Novembro de 2016
Avaliação: (4/5)

Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.
Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...


Resenha: America é uma adolescente que vive em um país onde as pessoas são divididas por oito castas, quanto maior o número da casta, mais pobre essa pessoa é. A família de America é da casta cinco, a casta dos artistas e apesar de estar três castas acima da mais miserável, eles passam por dificuldades.
  A jovem se vê em um impasse quando para poder ajudar sua família, ela terá que abrir mão de Jaspen, seu primeiro amor e se sujeitar a uma Seleção, onde entre 35 garotas, uma será escolhida pelo príncipe, para ser sua esposa.
"Não queria ser da Realeza. Não queria ser UM. Não queria nem tentar."
  Apesar da insistência de sua mãe, America continuava relutante em enviar o formulário de inscrição. Seus pais não entendiam o por quê de ela agir dessa forma, afinal, ela não tinha nada a perder! O que eles não sabiam é que America já estava apaixonada por outra pessoa.
"Deitada no colchão deformado, eu passava e repassava a Seleção na cabeça. Acho que tinha suas vantagens. Seria legal comer bem, pelo menos por uns dias. E não havia razão para eu me preocupar: eu não me apaixonaria pelo príncipe." Pg.17
  Depois de muito pensar e até de Jaspen ter insistido para que ela participasse da Seleção, finalmente America cedeu, estava certa de que não iria passar, afinal, porque a escolheriam? Ela não tinha nada de especial, nada que pudesse chamar a atenção do príncipe (ou pelo menos era o que ela pensava). Para sua surpresa, entre milhares de garotas, ela foi selecionada para ser uma das 35 "sortudas" que viveriam por tempo indeterminado em uma espécie de reality show, a espera da decisão do príncipe Maxon de qual seria A Escolhida!
"Minhas intenções não importavam. As outras garotas não sabiam que eu não queria ganhar. Na visão delas, eu era uma ameaça. E dava para notar que me queriam fora." Pg.114
  A Seleção é uma narrativa instigante, vez ou outra você se surpreende ao perceber que está suspirando e sentindo aquela sensação boa de estar ansiosa por algum acontecimento ou torcendo muito pela felicidade de alguém.
  Quando comecei a ler esse livro, pensei que deveria ser o mais critica possível, porque eu não concordava com a ideia de uma história onde as mulheres deveriam se sujeitar a viver trancadas em um palácio, sendo expostas ao mundo de todas as formas e esperando que um cara desse-lhes a grande "honra" de tornar uma delas sua princesa. Mas minha opinião mudou, quando resolvi dar uma chance ao Maxon e passei a entender um pouco mais sobre sua história.
  Aos poucos percebemos que nem tudo é como imaginamos e que julgar alguém sem antes conhece-lo é muito errado (mesmo). Na verdade, não foi só eu que aprendi essa lição não, conforme os dias vão passando America percebe que o príncipe até que é um cara legal, na verdade, ele é um cara bem atraente, não só por fora, como por dentro também! E participar da Seleção não se tornou uma tarefa tão difícil assim, America até começou a pensar que poderia se acostumar com a ideia de ser uma princesa, mas isso era só um pensamento, não se tornaria realidade, não é mesmo?
  A Seleção tem tudo para ser um bom romance distópico, uma moça que vive um dilema, dois caras completamente diferentes, mas com características cativantes, brigas, intrigas, pessoas sendo influenciadas pelo sistema, e uma guerra rolando como pano de fundo, que provavelmente será mais abordada nos próximos livros.
  Terminei esse livro me descabelando pra saber qual será o destino dos meus personagens favoritos! Não vejo a hora de começar a ler A Elite!!
"Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar."
----------------------------------------------------------------------------------------------


#Resenha14 - Espero que você aí do outro lado tenha gostado  

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que lindo seu Blog, amei A Seleção, e adorei sua forma de escrita.
    Parabéns

    http://www.encontreinasentrelinhas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li A Herdeira e gostei, espero em breve poder ler os demais livros da séries que me parecem ser até melhores que ele.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir