#Resenha: Boa Noite - Pam Gonçalves

20:23

Lido em: Janeiro de 2017
Título: Boa Noite
Autor: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Gênero:
Ficção
Ano: 2016
Páginas: 237

Avaliação: (5/5)

Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Resenha:
Alina acabou de entrar na faculdade, está no primeiro semestre de engenharia da computação, e já sofre com situações machistas dentro da sala de aula, pois contando com ela, só há quatro meninas inscritas no curso. Além de ter que lidar com isso, Alina ainda tem que se acostumar com o fato de estar morando em outra cidade, longe da família e da vida comoda que levava.

  No entanto morar na República das Loucuras tem lá suas vantagens, na primeira semana já curtiu mais do que a vida inteira! Ok, posso ter exagerado um pouco, o que quero dizer é que ela nunca foi de sair, sempre enfiada no meio dos livros, Alina costumava recusar os convites pra festas que seus amigos faziam, até que chegou um momento em que pararam de convida-la. Mas as pessoas com quem ela divide a república não aceitam não como resposta e logo ela se vê curtindo as festas da faculdade ao lado de seus mais novos amigos, Manuela a garota descolada que estuda comunicação, Gustavo o gato do quarto ao lado que cursa medicina e o casal inseparável Talita e Bernardo que cursam administração.
  No inicio nossa personagem até fica animada com a possibilidade de ser uma nova pessoa e fazer tudo o que tinha deixado de lado no ensino médio, mas com o passar das semanas ela percebe que essa vida que ela tanto idealizava não é assim não colorida.
  Boa noite é o tipo de livro em que a leitura flui facilmente e a história te prende sem muitos esforços! Tem romance, tem humor, tem diversão, tem referência a Harry Potter (amo), mas o principal, aborda assuntos extremamente sérios, que precisam ser discutidos e trabalhados na sociedade atual.
  É muito fácil nos identificarmos com o enredo do livro, porque de inicio somos apresentados a história de uma personagem que está entrando na fase adulta e descobrindo um novo mundo, a faculdade. Mas esse novo mundo na verdade parece todo errado, preconceito de todas as formas nos são apresentados, seja racial ou de gêneros, além da homofobia, que infelizmente é algo muito presente nos dias de hoje. Mas o foco principal do livro é o uso de drogas em festas de faculdade, só a ação em si já é preocupante, mas a situação se agrava ainda mais, quando a pessoa sequer sabe que está ingerindo essa substância! Acredito que vocês já sabem onde quero chegar, meninas bêbadas e inconscientes não conseguem pedir ajuda, não é mesmo? E quando conseguem, muitas vezes o medo ou a vergonha as impedem de denunciar.
  "O pior de tudo é perceber que a maioria as culpa pelo o que aconteceu, dizendo que, se beberam até cair, não tinham que reclamar de nada."  
  Gostaria que todas as pessoas tivessem acesso a um livro como esse, pra que pudessem entender o quão importante é discutirmos esse assunto e nos juntarmos pra encontrarmos soluções que façam com que atos como esse, não aconteçam mais!
  Alina, Talita, Manuela, Gustavo e Bernardo mostram por meio de suas experiências que não é fácil passar por essa fase, escolher os amigos certos, saber quem é confiável, descobrir como lidar com situações constrangedoras, enfrentar preconceitos, denunciar atitudes erradas, recusar coisas que você sabe que irão lhe fazer mal, mas a pressão faz com que fique na dúvida sobre qual atitude tomar... É, as vezes a faculdade pode não ser um lugar tão agradável, mas a realidade pode ser outra, se você se dispor a fazer a diferença! Isso se aplica não só ao ambiente acadêmico, mas na sua vida por completo, não permita que o medo lhe impeça de fazer o que é certo.
"Juntas somos muito mais fortes."

--------------------------------------------------------------------------------------------------
#Resenha12 - Espero que você aí do outro lado tenha gostado  

You Might Also Like

0 comentários