#Resenha: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças Peculiares - Ransom Riggs

18:14


Lido em: Setembro de 2016
Título: O orfanato da Srta. Peregrine
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Gênero: Ficção

Ano: 2015
Páginas: 336

Avaliação: (4/5)

Sinopse: Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.
Resenha: Primeira colocação sobre esse livro: o que dizer de Ransom Riggs que mal conheço e já considero 'pakas'?! haha Brincadeiras a parte, sei que muitos de vocês já devem ter ouvido falar do livro "O orfanato da srta. Peregrine para Crianças Peculiares" principalmente agora que será lançada a adaptação produzida por ninguém mais, ninguém menos que TIM BURTON! O que não é nenhuma surpresa, já que todos sabemos que quando se trata de filmes peculiares, não existe ninguém mais qualificado que Tim Burton, não é mesmo? Mas vamos ao que interessa, afinal essa resenha não é sobre o filme e sim sobre o primeiro livro de uma série que está dando o que falar!
  O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é o tipo de livro que te deixará imerso em um mundo completamente diferente de tudo que já viu!
  O enredo conta a história de Jacob, um garoto de 16 anos, que cresceu ouvindo seu avô contar relatos do seu passado. No entanto, as histórias que Abraham contava pareciam muito distantes da realidade, afinal quem conseguiria acreditar que existe um orfanato onde vivem crianças com peculiaridades como flutuar, controlar animais e fenômenos da natureza, ficar/ser invisível e até mesmo ressuscitar os mortos? E que essas crianças são protegidas de monstros por uma Ave! Em que mundo isso seria possível? Bem, aparentemente para Abraham Portman esse mundo existe e por alguns anos Jacob também acreditou que existia, no entanto, conforme Jacob foi crescendo, perguntas foram surgindo e um universo que parecia totalmente possível de ser real, em um estalar de dedos, deixou de ser.


"Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torne alto demais."

  Porém, ele se vê obrigado a ir atrás de respostas, quando seu avô assassinado por uma criatura desconhecida, lhe deixa uma estranha mensagem ao proferir suas últimas palavras.


"Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do homem velho. Três de Setembro de 1940."

  Jacob decide visitar o local onde tudo começou, o orfanato localizado em uma pequena ilha no país de Gales. Ao chegar lá ele percebe que talvez seu avô não fosse tão louco quanto imaginava, talvez aquelas crianças realmente tivessem existido, mas décadas já haviam se passado, como teriam sobrevivido a guerra? O mais importante, estariam elas vivas ainda?

"Vocês tem certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito..." Tim Burton

  Uma das coisas que mais me chamaram a atenção no livro, foi a ideia de aproximar o leitor da história através de fotos. Ao longo da narrativa nos deparamos com fotos que o personagem do livro também viu e isso nos desperta muitas sensações, por essa razão a conexão com aquele mundo fica ainda maior. E o mais interessante é que todas as fotografias são autênticas, não foram modificadas de nenhuma forma (sério gente, bizarro o trabalho desses fotógrafos).

  Se você aí do outro lado, ainda não pegou esse livro pra ler porque acredita ser de terror, pode ficar tranquilo que não é o tipo de leitura que lhe trará pesadelos. A narrativa é bem agradável e lhe surpreende a cada capítulo!
  O livro é um pacote completo, junção de história, com fotografias e diagramação, tanto autor, quanto editora estão de parabéns!
  A única razão para eu ter dado quatro estrelas ao invés de cinco é que algumas das minhas expectativas não foram correspondidas, espero que Cidade dos Etéreos (segundo livro da saga) preencha essas lacunas.
  Caso ainda esteja com dúvidas se deve ou não ler esse livro, dá uma olhada no trailer do filme e se convença de vez!



Booktrailer:


There's a new world coming.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
#Resenha11 - Espero que você aí do outro lado tenha curtido  

You Might Also Like

1 comentários

  1. Estou lendo e estou amando <3 adorei a resenha, quando eu não sabia do que se tratava a história eu quase não li pq pensei que fosse de terror haha

    ResponderExcluir