#Resenha: De volta aos quinze - Bruna Vieira

20:30


Lido em: Agosto de 2015
Título: De volta aos quinze
Autores: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Gênero: Literatura Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 224

Avaliação:

Sinopse: O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.
  Eu estava imensamente curiosa e ansiosa para ler De volta aos quinze, uma das razões é por ele ter sido escrito por uma das minhas blogueiras/youtubers favorita e a outra razão, foi essa sinopse que me fez relembrar o filme "De repente 30" adoro a ideia de personagens de filmes e livros poderem voltar no tempo, é tão fantástico! Pra mim, quando você pega um livro na mão, a sua vontade é se distanciar o máximo possível do mundo real e mesmo assim estar completamente interligado a ele e De volta aos quinze nos permite isso!
  O livro conta a história de Anita, uma mulher de 30 anos que está super frustrada com a vida que leva, até que por um infortúnio do destino sua melhor amiga encontra um blog na internet que Anita criou quando tinha apenas 15 anos e esse blog tem um único post, post esse que mudará a vida dela drasticamente!
  Ao clicar no link e ler o que lá estava escrito, Anita é teletransportada para seu primeiro dia de aula no ensino médio! Mesmo não acreditando no que estava acontecendo ela decide aproveitar a oportunidade de poder reviver aquele momento novamente. Mas quando a protagonista percebe que é tudo real, decide mudar algumas pequenas coisas que aconteceram no seu passado, no entanto essas pequenas coisas acabam trazendo consequências gigantescas e por algumas vezes irreparáveis. 
  Fiquei maravilhada com o livro e a dinâmica que a Bruna usou para passar ao seu público uma mensagem muito importante: por muitas vezes acreditamos que voltar ao passado seria a solução dos nossos problemas, mas na verdade, se voltássemos acabaríamos perdendo muitas pessoas incríveis que conhecemos, momentos e lembranças que vivemos. Os erros fazem parte do que somos! Mesmo que voltemos mil vezes, sempre acabaremos errando em alguma coisa, não há como concertar tudo, não existe uma formula secreta para fazer com que a vida seja perfeita. Apenas aprenda a conviver com suas falhas e tire uma lição de cada uma delas.
"Um amigo me disse que somos o resultado da soma de todas as nossas escolhas."
  Outra coisa muito bacana do livro são as ilustrações e playlists, vez ou outra no meio da narrativa você vai se deparar com um e-mail detalhado da mesma forma como escrevemos no dia a dia, ou uma lista de coisas para não esquecer, entre outros tipos de interação, o que torna a leitura ainda mais agradável e descontraída.

(imagem retirada do blog: http://www.delamila.com/tag/3-estrelinhas/)

  A capa do livro é SUPER fofa, mostra a Anita sentada em um banco observando a cidade grande, enquanto a contra capa é sua cidade natal, quando abrimos as duas capas juntas parecem a continuação uma da outra. Muito genial! Também curti bastante as páginas do livro, que não são muito brancas, nem muito amarelas, exatamente na medida certa! 
   Devo dizer que o que a Bruna fez foi sacanagem no final do livro (acalmem-se, não darei spoiler) mas a forma como a narrativa termina é tipo WHAT? MEU DEUS CADÊ O RESTO? ARRANCARAM AS ÚLTIMAS FOLHAS? hahaha E para que saibamos a continuação é preciso comprar a continuidade da trilogia, o livro De volta aos sonhos, que foi lançado na Bienal do Livro de 2014.
  Em um resumo total, a história em si é bem clichê, mas gente, eu adoro clichês e esse é um que vale a pena ser lido e relido várias vezes!
"The only person you are destined to become is the person you decide to be."
----------------------------------------------------------------------------------------------------

#Resenha7 - Espero que tenham curtido essa resenha tanto quanto eu! Para quem quiser adquirir o livro está em promoção no Submarino > 18,90 

You Might Also Like

0 comentários